Utilizando a ludicidade, a professora Georgia Uggioni, que atua no Grupo IV B do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Professor Jairo Luiz Thomazi, realizou com as crianças a atividade “Descobrimento do Brasil”. O exercício foi feito através do livro Pindorama, que conta a história do Brasil, antes mesmo do seu descobrimento, quando somente os índios viviam aqui.
Como recurso pedagógico para o desenvolvimento da atividade, professora e alunos utilizaram tampinhas de garrafa pet para a confecção das embarcações antigas e cones de linhas doados por confecções locais, que viraram lunetas.
Segundo a professora, o livro enviado pelas orientadoras educacionais do Departamento de Educação Infantil (DEI), Carla Menezes e Kamila Goulart, possibilitou que as crianças conhecessem mais sobre a história do Brasil. “As crianças realmente amaram e chegaram em casa contando aos pais sobre esse marco histórico. Os pais me relataram que ficaram encantados com o sucesso dessa atividade, já que as crianças chegaram em casa contando a história e explicando como funcionava as viagens antigamente”, comenta Georgia.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Professor Jairo Luiz Thomazi