Construções, ruas, brinquedos, objetos de casa e da sala de aula, alimentos, entre outras opções, trazem consigo as formas geométricas, mostrando assim que é possível ser encontrada em basicamente todo lugar. Pensando desta forma, as professoras Pâmela da Rosa e Angela Martinello, trabalharam com as crianças do Grupo II do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) a atividade “Formas geométricas”.
O exercício faz parte do projeto “Corpo e movimento”, que vem trazendo para os pequenos muito conhecimento ligados as áreas de alimentação, meio ambiente, higiene, cores, entre outras aprendizagens significativas.
De acordo com Pâmela, a atividade das formas colaborou com o desenvolvimento da coordenação motora fina, a viso motora e o esquema corporal. “As crianças compreenderam que as formas geométricas podem ser encontradas em todos os lugares que passamos. Por isso proporcionamos esse momento de exploração, visualização e contato das formas, para que fique mais fácil de eles reconhecerem as formas como quadrado, círculo e triângulo, em diferentes objetos”, relata.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Carmela Benedet Casagrande