As cores é um universo a parte no mundo das crianças em desenvolvimento. Suas diferentes tonalidades captam seu interesse e despertam sua curiosidade. Com o intuito de permitir a diferenciação e construção da identidade, utilizando as cores como ferramenta de ensino, as professoras do Grupo III B do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) São José, Marina Vitalli e Karina de Freitas, desenvolveram a atividade “Misturar e descobrir as cores”.
Além de utilizar as cores, as educadoras trouxeram para a sala de aula diversos materiais recicláveis ou sustentáveis, que permitiram que as crianças aprendessem um pouco mais sobre os cuidados com o meio ambiente.
Conforme Marina, na primeira infância surgem rupturas na vida das crianças, momento em que seu conhecimento se expande rapidamente e precisa diariamente de estímulos e saberes. “Colorir é uma atividade que envolve as crianças, mesmo sendo simples rabiscos feitos por ela; eles incentivam o desenvolvimento de suas capacidades essenciais. Desta forma, nós como professoras estamos fazendo nosso papel ao mediar e trazer novos horizontes para nossos alunos. As crianças se divertiram muito cantando, conhecendo e aprendendo as cores”, destaca.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc São José