Uma parceria entre Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos da Afasc e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), unidade de Criciúma, oportunizou que 31 adolescentes entre 14 e 17 anos, dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Próspera, Cristo Redentor, Santa Luzia, Vila Miguel e Centro de Convivência Vida Nova, participassem do curso “Comunicação Profissional”.
Este curso é coordenado pelo departamento de Educação Profissional do Senai, tendo como pré-requisitos, estar cursando o ensino fundamental e ter no mínimo 14 anos. Os encontros foram realizados no CRAS Próspera, que atendeu os participantes do Polo I, e no CRAS Vila Miguel, com os adolescentes do Polo II.
“Com o curso de Comunicação Profissional, o participante terá a capacidade de reconhecer os elementos necessários para uma comunicação ativa, eficaz, ética e segura, fundamental para o mercado de trabalho. Vale ressaltar, que a qualificação profissional, é capaz de mudar a realidade na vida dos adolescentes atendidos pelo Serviço, oportunizando a chance de aprender sobre uma nova profissão e ser inserido no mercado formal de trabalho”, comenta a coordenadora do Serviço de Convivência da Afasc, Ana Meller.
O curso aplicado pelo Senai, trouxe informações sobre comunicação eficaz e eficiente, e até onde ela pode levar o candidato a obter conhecimentos e informações que podem trazer vantagem competitiva.
Kauê Pereira, de 15 anos, participa das atividades do Serviço de Convivência do CRAS Vila Miguel. Ele foi um dos adolescentes esteve no encontro organizado pelo Senai, e destaca a importância da formação para o mercado de trabalho. “Melhorou minha comunicação com os colegas de trabalho. Entendi que no trabalho o profissionalismo e a comunicação são essenciais, tanto para facilitar o entendimento do que é pedido quanto para um melhor desempenho no local de trabalho”, destaca.
Conforme a supervisora dos cursos de curta duração do Senai, Izamara Fabre, o curso tem como objetivo oportunizar o desenvolvimento de uma boa comunicação na cultura organizacional, a qual envolve valores e crenças da empresa.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: Serviço de Convivência/Afasc