Com o objetivo de orientar e aproximar os adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos do mercado de trabalho, uma parceria entre a Afasc e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), está disponibilizando oficinas socioeducativas para os participantes.
Conforme a coordenadora do Serviço de Convivência, Ana Meller, a qualificação profissional disponibilizada através dos ciclos de oficinas, tem por finalidade identificar e desenvolver as habilidades destes adolescentes, além de fortalecer sua autoestima e torna-los agentes de sua própria trajetória. “Estamos levando esse conhecimento sobre a visão real de como funciona o mercado de trabalho, para os adolescentes acima de 14 anos. Essas ações fomentam o protagonismo e a autonomia deles em suas escolhas, mas principalmente, estimula-los a reconhecer suas potencialidades, seus limites, desejos e responsabilidades”, destaca.
Para um melhor um melhor atendimento, os adolescentes que estão sendo capacitados pela orientadora do CIEE, Vanusa Martins, estão divididos por Polos. Nessa primeira fase, que iniciou no dia 9 de junho e encerra dia 30 de junho, estão os participantes dos Serviços de Convivência dos CRAS Vila Miguel, Tereza Cristina e Santa Luzia, local onde está acontecendo os encontros. No mês de julho, participarão das oficinas os serviços dos CRAS Próspera, Renascer, Cristo Redentor e do Centro de Convivência Vida Nova.
Os temas que estão sendo debatidos e foram escolhidos pelos adolescentes nessa primeira etapa, são:
- Projeto de Vida: Relevância para a área profissional;
- Projeto de Vida: Qual é o seu?;
- Comunicação e expressão: Porque preciso desenvolver?;
- Criatividade como tecnologia;
- Empreendedorismo em redes sociais:
- Habilidades socioemocionais para presente e futuro.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: Serviço de Convivência Afasc