A Afasc esteve muito bem representada na 2ª etapa da Copa AMESC de Jiu Jitsu, que aconteceu na cidade de Araranguá nesse domingo (11). Crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência dos CRAS Próspera, Tereza Cristina, Vila Miguel, Cristo Redentor e da Estação Cidadania, garantiram a 9ª posição no Ranking AMESC 2022, entre as 30 equipes que disputaram os embates. A equipe conquistou a colocação após garantir 16 premiações, sendo elas duas medalhas de ouro, duas de prata e 12 de bronze.
Conforme a responsável pelo Serviço de Convivência da Afasc, Marilene Calegari, levar crianças e adolescentes para participar desse campeonato, coloca em prática os conhecimentos adquiridos durante as oficinas de Jiu Jitsu. “Agradecemos imensamente a FME de Criciúma, o seu presidente Neto Uggioni e a Andreza, pela parceria e apoio com o transporte, o que tornou possível levar essa nova geração de atletas para essa copa. Esse trabalho que realizamos é para mostrar para eles que as conquistas vão além da premiação. É lindo ver cada participante vencendo seus desafios, torcendo e apoiando uns aos outros. Isso mostra a força da nossa equipe”, comenta.
Para o facilitador de jiu jitsu, Paulo Ricardo de Souza, alcançar esse status, vai além do comprometimento dos participantes, envolve famílias, que acreditam no potencial das crianças e adolescentes e sabem o quanto eles se dedicam para fazer parte da equipe. “Estou bastante orgulhoso dos resultados. Mesmo treinando no máximo duas vezes na semana, os participantes superaram a timidez, o nervosismo, a ansiedade, e lutaram contra grandes equipes de Jiu Jitsu, reconhecidas a nível estadual, com adversários com muito mais tempo de treino”, destaca.
No mês de outubro, a cidade de Criciúma será sede da 3ª etapa da Copa AMESC de Jiu Jitsu.
Para os participantes Maria Izabelli, 13 anos e Alex Julio, 15 anos, a participação nessa etapa oportunizou que todos os participantes do Serviço de Convivência e da Estação Cidadania, ampliassem suas possibilidades de transformação social. “Essa foi uma experiência ótima. Espero que seja o primeiro de muitos campeonatos que pretendo participar”, revela Izabelli. “Durante toda a semana ficamos muito concentrados em tudo que nos era passado. Foi mais uma oportunidade de conhecer outros atletas, e ver gente feliz por estar competindo. E nada me encheu mais orgulho do que ver muitos de nós saindo de lá vitoriosos”, ressalta Alex.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: Serviço de Convivência e Estação Cidadania