Um termo de cooperação entre Afasc e Polícia Militar, foi assinado nesta quinta-feira (3), no 9º Batalhão de Polícia Militar, para materializar as ações do projeto “Mascote Amigo”. As atividades de “Cinoterapia – Uma atividade assistida por cães”, iniciam na próxima terça-feira (8), a partir das 9 horas, no 9º Batalhão de Polícia Militar, para as crianças que frequentam os Grupos 4, 5 e 6 dos Centros de Educação Infantil da associação.
“Ao pensar nessa modalidade de atividade, pode-se associar facilmente com benefícios para as crianças com diagnóstico de TEA, levando em consideração os comprometimentos possíveis dentro do espectro. Serão atividades completamente diferentes das que são ofertadas no ambiente escolar. Essa será uma atividade terapêutica com a questão lúdica e de interação com o animal, tão importante na fase de desenvolvimento das crianças”, comenta a coordenadora do Departamento de Educação Infantil (DEI), Andreza Dagostim.
O evento contou com a participação do prefeito Clésio Salvaro, do deputado estadual Egidio Ferrari, do presidente da Câmara de Vereadores, Salésio Lima, direção da Afasc e diretoras dos CEIs.
Para o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel, Mário Luiz da Silva, a proposta central do projeto, é auxiliar o desenvolvimento psicológico, pedagógico e social das crianças, pois o contato dos pequenos com os animais, gera melhoras para o indivíduo em sua totalidade. “O projeto “Mascote Amigo”, desenvolvido pelo canil da Polícia Militar, terá como finalidade o desenvolvimento da cinoterapia com crianças dos 40 Centros de Educação Infantil (CEIs) da Afasc. Nossa prioridade, é atender crianças com necessidades especiais e portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA), já que o cão é um facilitador no processo terapêutico. Nosso trabalho será aliado aos tratamentos médicos e com outros profissionais, como fisioterapeuta, psicóloga e orientadora de Educação Inclusiva da Afasc”, destaca Silva.
Texto e fotos: Milena dos Santos – SC 04205 JP