A presidente do Conselho Administrativo, Robinalva Ferreira, juntamente com o diretor executivo, Adriano Boaroli e a coordenadora do abrigo Lar Azul, Daiana Coan, representaram a presidente de honra da Afasc, Adriana Salvaro na cerimônia de entrega dos certificados de reconhecimento aos parceiros, voluntários e instituições atendidas pelo Programa Novos Caminhos. A Afasc recebeu o título de empresa amiga por contribuir com doações arrecadas em uma campanha realizada no CEI Mundo Encantado, do bairro Renascer, e o reconhecimento pelo serviço de acolhimento do abrigo Lar Azul.
A presidente do Conselho Administrativo, Robinalva Ferreira, destacou a importância que o programa tem ao abrir novas possibilidades de aprendizado aos adolescentes, por meio dessa parceria entre poder judiciário, poder público, iniciativa privada e terceiro setor. “Essa união entre a vara da infância, sistema Fiesc/Sesi/Senai e as organizações sociais, contribui para dar um caminho melhor para muitas crianças e adolescentes. Esse programa também possibilitou algo muito importante, três adolescentes do Lar Azul foram adotados. Meninos que hoje tem um lar, uma família”, ressalta.
O juiz Pablo Vinicius Araldi, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Criciúma, destacou a evolução do programa ao longo desses 9 anos. “Em nome do TJSC, agradeço imensamente as empresas parceiras, voluntários, instituições, organizações sociais que colaboram com esse programa extremamente sério que possibilita não só qualificação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho, mas sobretudo a transformação de muitas vidas”, finaliza.
O Lar Azul e o Programa Novos Caminhos
A coordenadora do abrigo Lar Azul, Daiana Coan, esclarece que o programa tem várias frentes de atuação. “No abrigo utilizamos o Novos Caminhos através do SESI, com os dentistas que atendem as crianças. Também por meio de acompanhamento psicoterápico aos adolescentes acima de 14 anos. Os psicólogos trabalham essa perspectiva de se encaminhar para o mercado de trabalho e a terapia também contribui na construção da autonomia deles”, ressalta.
De acordo com a coordenadora, por meio da parceria com o CIEE foi possível encaminhar os adolescentes, por meio do programa Jovem Aprendiz ao mercado de trabalho. “Os meninos também participaram de muitos cursos ofertados pelo SENAI e SENAC. Curso de informática, de como se portar em entrevistas de emprego, curso de economia, de manuseio de alimentos. Como o Novos Caminhos é vinculado ao Tribunal de Justiça, essa parceria possibilita que os adolescentes tenham acesso a essa formação gratuitamente, o que é muito importante”, finaliza.
O Programa Novos Caminhos
Iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina, o Programa Novos Caminhos é um projeto social que atua na oferta de serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 208 casas de acolhimento do Estado. Oferece aos maiores de 14 anos cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contra turno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.
Esta ação do TJSC, liderada pela CEIJ, tem a parceria da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG)
EXTO E FOTOS: Janine Limas