Conhecer os animais de jardim proporciona às crianças, a ímpar possibilidade de vivenciar a natureza. Esses bichinhos dão asas a curiosidade e a possibilidade dos pequenos explorarem a natureza e seu universo. Pensando em incentivar e ampliar o olhar investigativo dos alunos, as educadoras Roseli Anselmo e Patricia Horácio, que atuam no Grupo 3 A do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Professor Jairo Luiz Thomazi, realizaram a atividade “Brincar com a natureza: aumentando o foco com lupa pedagógica!”.
As crianças agiram como pequenos cientistas, demonstrando interesse por tudo e fazendo suas próprias pesquisas, criando assim o repertório de experiências cada vez mais rico. Além de descobrir pequenos animais; árvores, folhas, verduras e flores, ganharam um novo olhar para seus detalhes e peculiaridades.
De acordo com a Roseli, as crianças brincaram em ambiente aberto o que proporcionou um prato cheio para ampliar essas interações. “Na natureza está maior diversidade de situações para as crianças explorarem. Experimentamos o jardim do CEI em busca de diversos insetos. As lupas aumentaram o tamanho das coisas e também ajudaram a focar. Com elas as crianças conseguiram se concentrar – e por consequência, se acalmar – e encontrar dezenas de seres pequenos, plantinhas, folhas em diversos estágios de decomposição, insetos, e tantos outros inesperados elementos da natureza que sempre surpreendem”, destaca a professora.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Prof.º Jairo Luiz Thomazi