O universo infantil é cercado por brinquedos, histórias lúdicas e jogos. Na atualidade, os aparelhos eletrônicos tem sido preferência das crianças, por esse motivo, é importante que as escolas e os pais, incentivem os pequenos a manter brincadeiras e trabalhos manuais.
Pensando nisso, as professoras do Grupo 4B, Norberta de Souza e Flavia Yott, do CEI Afasc Maria de Assis Góes, desenvolveram uma atividade de artesanato utilizando jornal e papelão. Cada criança criou seu próprio porta-retratos. A ação faz parte do projeto “Afasc e a população criciumense”, onde traz para dentro da escola os serviços que são desenvolvidos pela entidade, que este ano completou 50 anos.
“O artesanato é uma das atividades constantes na maioria dos grupos atendidos pela Afasc. Em homenagem a estes grupos e para vivenciar um pouquinho do que acontece neles, as crianças desenvolveram o artesanato com jornais, confeccionando um porta-retratos”, comenta Norberta.
Segundo Flavia, a atividade possibilitou o desenvolvimento de habilidades essenciais para tarefas cotidianas. “Essa atividade proporcionou para os pequenos uma ampla gama de benefícios, incluindo a estimulação criativa, o desenvolvimento motor e o aprendizado multidisciplinar. Sem contar que eles aprenderam sobre a importância da reutilização de materiais e do cuidado com o meio ambiente. Para finalizar essa atividade, eles escolheram uma foto da turma para emoldurar”, destaca.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: CEI Afasc Maria de Assis Góes