Não importa a idade, as regras e limites fazem parte da sociedade. Reconhecer onde começa inicia o direito do outro, aprender a lidar com diferenças e situações adversas é um desafio constante na vida, principalmente das crianças. Pensando nisso a professora do Grupo IV C do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Urda Joana Joaquim, Rosania Alano, desenvolveu a atividade “Porco espinho de garrafa pet e canudos coloridos”.
A atividade faz parte do projeto “Regras, limites, socialização e imaginação”, e tem levado as crianças a aprender conviver com combinados, já que este faz parte do crescimento e amadurecimento de cada uma delas. Para que o exercício atingisse todos, a educadora dividiu as crianças em grupos, que após escutarem sobre as regras da brincadeira, colocaram canudos em cada furinho da garrafa pet.
Segundo a professora, a escolha do tema surgiu, após observações da turma, sendo que alguns estavam com dificuldades de se relacionar. “A socialização e a imaginação se fazem presentes em todos os momentos da vida da criança. Elas sabem intuitivamente que a brincadeira é um tipo de relacionamento em que um depende do outro, e nesse momento acontece as brigas, as birras e a falta de limites; por isso estabelecemos limites, que estão sendo aprendidos na interação diariamente no ambiente e com as pessoas. Por meio de brincadeiras, jogos e outras ações, as crianças estão aprendendo e compreendendo a respeitar as diferenças”, relata Rosania.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Urda Joana Joaquim