As cores estão presentes em tudo e todos os lugares. Desde os muito cedo, os bebês já começam a perceber as diferentes cores, porém, nomeá-las é um processo longo e cheio de enganos, precisando assim de estímulos para fixar o nome das cores. Partindo da história “Bom dia todas as cores”, da autora Ruth Rocha, o Grupo I do CEI Afasc Manoel Abel criou um cenário na sala de aula, utilizando varal com luvas sensoriais e tinta comestível.
Segundo a professora, Janaina Oliveira, várias cores presentes na história, foram utilizadas para mostrar as diferentes transformações do camaleão durante a contação. “Pensamos em oferecer variedades de cores para os bebês e deixar que eles interagissem com elas como desejassem. Na sequência, mostramos através do exemplo o modo de interagir com as luvas sensoriais. Garantimos assim que eles experimentassem as diversas linguagens da arte, ampliando seu repertório artístico”, destaca.
A atividade desenvolvida com as crianças, faz parte do projeto “Nas asas da leitura, cada história é uma aventura!”, e contou com a participação das professoras Aline da Silva, Elaine Machado, Adrieli Carvalho e Beatrys Sant’Anna.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: CEI Afasc Manoel Abel