O Parque das Nações foi ponto de encontro para as integrantes dos grupos do “Ritmo e Saúde” da Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma). Pela primeira vez um aulão do programa foi realizado durante a programação da tradicional Festa das Etnias. A atividade física finalizou a participação da associação dentro 29ª edição do evento, convidando mulheres representantes dos bairros de Criciúma.
Ritmos como funk, sertanejo, música gaúcha e latina foram conduzidos por 10 professores de educação física do “Ritmo e Saúde”. A aula também foi aberta para a população em geral. Ana Colle, moradora do Centro, integra o grupo do Parque das Nações há três anos e aproveitou a aula junto de amigas.
“Gostei muito da ideia de fazer o aulão no parque porque é sempre algo que reúne mais pessoas. Sem contar que já consigo me exercitar ao sábado também”, fala. A primeira dama e presidente de honra da Afasc, Adriana Salvaro, reafirma a importância de incentivar a realização de atividades físicas entre a população.
“O objetivo deste programa é difundir o acesso à saúde ao maior número de pessoas. Fico muito satisfeita com mais esta ação porque além de saudável é uma grande confraternização, repleta de alegria”.
Incentivo para o programa
A Festa das Etnias é vista pela Afasc como uma vitrine para o “Ritmo e Saúde”. Por isso, a coordenadora do programa, Sandra Jorge, acredita que esta visibilidade contribui para que mais pessoas tenham acesso aos serviços dos grupos. “Esta participação na festa é muito interessante para que as pessoas possam conhecer melhor as nossas aulas. Muitos não sabem que existe ou não sabem como funciona”.
O grupo de profissionais “Ritmo e Saúde” é composto por cerca de 50 pessoas, entre professores e estagiários, e abrange 72 bairros de Criciúma.
Texto: Denise Possebon
Foto: Denise Possebon