Ambientes decorados, um misto de choro e alegria das crianças e pais com o coração apertado. Assim foi primeiro dia de aula do ano letivo de 2023, nesta segunda-feira (6), nos 40 Centros de Educação Infantil (CEIs) da Afasc. Diretoras, professoras, estagiárias e colaboradores das creches acolheram as seis mil crianças e deram início ao projeto de adaptação “Criando Elos”.
Conforme a coordenadora do Departamento de Educação Infantil (DEI), Andreza Dagostim, o primeiro dia de aula é muito importante na educação infantil, uma vez que significa o primeiro passo em uma nova fase do aprendizado. “O primeiro dia de aula é um rito de passagem que, assim como qualquer outra novidade, especialmente para as crianças, pode trazer a insegurança como companheira. Por isso, preparamos nossas profissionais para promover uma adaptação afetiva com respeito e empatia em relação às crianças. Se elas se sentirem em um ambiente confortável e acolhedor, com certeza a parte pedagógica obterá o sucesso desejado”, destaca.
O projeto de adaptação “Criando Elos”, segue até o dia 31 de março, dando espaço aos projetos semestrais e trimestrais, produzidos de acordo com a necessidade de cada CEI da Afasc.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: CEIs da Afasc