No primeiro ano de vida os estímulos sensoriais são fundamentais para que as crianças identifiquem sensações que os novos ambientes proporcionam, por meio dos cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. Com o objetivo de apresentar aos pequenos os mais variados estímulos a equipe do Centro de Educação Infantil (CEI) AFASC Natureza desenvolve, com os bebês do grupo 1A, o projeto “Um mundo de descobertas: texturas e sensações”.
Fabíola Dalsasso, diretora do CEI, diz que com a proposta é possível proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos por meio de atividades lúdicas e da experimentação de diversos materiais. “O projeto parte do princípio de que através da exploração de diferentes materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo, ou seja, pensamos em um projeto que proporcionasse possibilidades e experimentações variadas”.
Para a professora da turminha 1A, Tamara Nunes Fernandes, oferecer diferentes materiais para os bebês é uma maneira de desenvolver e ampliar a capacidade de expressão e conhecimento. “Os espaços e materiais para o desenvolvimento dessas atividades são selecionados com critérios para que possamos estimular os bebês a descobrirem e conhecerem cada uma das ferramentas utilizadas. Posso afirmar que estamos vivenciando momentos incríveis, divertidos e curiosos”, ressaltou.
Na metodologia aplicada foram inúmeros os detalhes e materiais usados, entre eles o manuseio de esponja e lã; músicas cantadas em tons diferentes; massinha de modelar comestível; massagem relaxante; luzes coloridas; o manuseio de folhas perfumadas e de frutas... E também a caixa de textura, “uma tarefa para a família”, contou Tamara.
Texto: Comunicação AFASC
Fotos: Equipe CEI AFASC Natureza