A linguagem musical tem estrutura e características próprias. O contato das crianças com a música se faz em situações de convívio social, por meio de brincadeiras e manifestações espontâneas e pela intervenção de familiares e professores. Com o intuito de proporcionar novas aprendizagens, as professoras do Grupo I, Daiane Dias, Graciele Camila e Michele Viola, do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) São Sebastião, desenvolveram a atividade “Descobrindo os sons”.
A atividade faz parte d projeto “Musicalização”, e as crianças com a ajuda das professoras produziram sons variados utilizando materiais como: panelas, tampas, latas, bacias, conchas, espumadeiras, colheres, entre outros.
De acordo com Daiane, os objetos da cozinha do CEI, se transformaram em instrumentos musicais nas mãos dos bebês. “A música para os pequenos, faz parte do processo inicial de descobertas e aprendizagens da linguagem musical e suas características, vivenciadas no cotidiano. Nosso objetivo foi despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico do prazer de ouvir música e imaginação. Eles tiveram contato com diferentes tipos de objetos, que proporcionou diferentes ritmos, explorando assim movimentos e sensações do corpo”, comenta a educadora.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc São Sebastião