Estimular os movimentos, proporcionar desafios corporais e espaços amplos para atividades com o corpo, utilizando recursos variados. Esse tem sido o dia a dia das professoras do Grupo 1 do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Aluim Michels, Rosane Monteiro, Andrezza Manente e Juliana Colombo, que tem trabalhado no desenvolvimento do projeto “Brincando e aprendendo com o corpo”.
Para instigar ainda mais o desenvolvimento das crianças, as educadoras realizaram a atividade “O Labirinto”, onde as crianças experimentaram várias possibilidades do seu corpo no espaço, ultrapassando obstáculos.
De acordo com Rosane, nesta fase, as crianças precisam de espaço e liberdade para se movimentar, pois desta forma ela aprenderá a medir sua força e seus limites. “Elas se exercitam até que superem suas limitações corporais, tendo domínio da ação, e depois seguem para outro desafio. Na atividade do labirinto as crianças mostraram um equilíbrio entre movimentos espontâneos e controlados, avançando assim no desenvolvimento de sua motricidade global, aumentando a confiança em suas capacidades e habilidades motoras”, comenta.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Aluim Michels