A construção da identidade se dá por meio das interações das crianças com o meio social, o qual acontece em primeiro momento no seio familiar e na sequencia, na escola. As crianças do Grupo 4 C do centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Branca de Neve tiveram a oportunidade de promover sua autonomia, autoconfiança e autoestima participaram da atividade “Há um tesouro dentro da caixa”.
A atividade foi realizada pelas professoras Edna Pereira e Lenir da Silva, e contou com uma “caixa surpresa”, onde havia um espelho e a criança via o tesouro, que era sua própria imagem.
Conforme Edna, a ideia principal era trabalhar com a importância que cada criança tem para o ambiente escolar, familiar e demais vivências sociais. “Preparamos esta situação de aprendizagem onde apresentamos ao grupo uma caixa surpresa, dizendo que dentro havia um grande tesouro, cada um pôde olhar o que havia dentro da caixa, porém não podia falar para os colegas do que se tratava o tesouro, que era sua própria imagem refletida”. E continua, “na sequencia conversamos sobre a importância que cada um tem para sua família, na escola e em todos os lugares que frequentam, entendendo que cada um é único e especial assim como um tesouro precioso”, comenta.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: CEI Afasc Branca de Neve