Brincadeiras, histórias e jogos do contexto comunitário são patrimônio cultural, e são repassados por gerações. Essas atividades além de incentivarem o desenvolvimento de novas habilidades e à busca de explicações, ensina que algumas regras devem ser seguidas.
Para que as crianças do Grupo 4, do CEI Afasc Mãe Nina, conheçam mais sobre ações culturais, as professoras Priscila Roque, Carla Tavares e Ana Carolina Tassi, desenvolveram o projeto “Vivenciando e explorando o resgate de história e brincadeiras”. Uma das histórias trazidas para a sala de aula foi a do Sítio do Pica Pau Amarelo, permitindo que as crianças conheçam mais sobre os personagens.
“Por meio do projeto, foi possível criar diversas situações que permitiram garantir situações de aprendizagem significativas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Resgatar histórias e brincadeiras foram fontes de felicidade e união entre as crianças e seus familiares, já que juntos eles precisavam buscar informações sobre as atividades”, comenta Priscila.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: CEI Afasc Mãe Nina