Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Começam a perceber que podem agir sobre papeis, objetos e telas, provocando mudanças, produzindo algo para ser visto, buscando tocar em tudo o que vê, percebendo diferentes sensações. Tudo isso está sendo realizado com as crianças do Grupo I do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Moradas da Colina por meio do projeto “Brincando e explorando texturas e sensações”.
As professoras Grasiela Calegari, Suelen Guidi, Kátia Tolfo e Beatriz Anacleto, tem realizado atividades que tem proporcionado a exploração de diversos materiais, possibilitando assim que as crianças ampliem sua capacidade de expressão e conhecimento do mundo.
De acordo com Grasiela, o projeto tem contribuído muito com o trabalho de estimulação desenvolvido com crianças de três meses a um ano e meio. “Quando se estimula uma criança, leques de oportunidades e de experiências se abrem a ela, fazendo explorar, adquirir destrezas e habilidades de uma forma mais natural. Todo esse processo possibilita que a criança seja independente, aumente sua autoestima, construa a sua autonomia e segurança, para que possa enfrentar novas experiências que resultarão em seu crescimento e desenvolvimento”, destaca.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Moradas da Colina