O reconhecimento corporal e o estímulo das sensações são características fundamentais do conteúdo programático da educação infantil. Pensando em explorar essas competências, as professoras do Grupo 3 A do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Rosangela Sant’Anna e Maria Eotália Machado, fizeram o projeto “A mágica das sensações com equilíbrio”.
O exercício possibilitou a construção de um tapete com objetos conhecidos e escolhidos pelas crianças, com o objetivo de trabalhar a sensibilidade através dos pés.
Segundo Rosangela, a atividade que foi realizada em grupo, explorou várias possibilidades e culminou com a construção do fantoche “amigo do tapete”. “Exploramos a lateralidade, noções de áspero, macio, liso e rugoso. E para auxiliar no desenvolvimento do equilíbrio das crianças, construímos um fantoche com caixa de leite vazia. A cada pisada no tapete as crianças expressavam sensações diferenciadas, mas para pisar no tapete era necessário segurar o amigo do tapete e cantar músicas que aprenderam o decorrer do projeto”, destaca a professora.
O tapete e o amigo do tapete estão em exposição no CEI, para que os pais e outras pessoas possam conhecer a atividade desenvolvida.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Professor Jairo Luiz Thomazi