Com o intuito de ensinar maneiras de diminuir o consumo de papel, reciclar e estimular a curiosidade das crianças do Grupo III B do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Professor Jairo Luiz Thomazi, as professoras Rosana Fogaça e Cintia Creaste desenvolveram a atividade “Recriando com reciclagem”. Desde que iniciou o projeto “E se o mundo fosse de papel?”, as educadores tem instigado as crianças a trabalharem temas diferenciados de forma lúdica.
No desenvolvimento da atividade, crianças e educadoras, transformaram papéis que iriam para o lixo em novos papéis, encantando as crianças que acompanharam de perto todo o processo.
Conforme Rosana, assim que o papel ficou pronto, cada criança recebeu um pedaço para fazer uma obra de arte e levar para casa, mostrando aos pais que lixo, quando reutilizado de forma adequada, pode virar luxo. “Estamos sempre trazendo atividades lúdicas e divertidas para despertar o interesse das crianças sobre a preservação do planeta. E uma boa opção são os trabalhos com reciclagem, que possibilitam que elas descubram suas potencialidades criadoras, o reaproveitamento da matéria-prima e os efeitos positivos que este tipo de ação traz ao meio ambiente”, destaca.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Prof.º Jairo Luiz Thomazi