Um local destinado à prática de atividades de lazer e exclusivo para atender os idosos de Criciúma. O Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), ou Centro do Idoso, proporcionará uma melhor qualidade de vida às pessoas com mais de 60 anos. Idealizada pela Prefeitura de Criciúma, a estrutura começou a ser construída no Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera.
O local contará com 1.546,21 m² de área. “Nossos idosos merecem um local amplo para praticar atividades de lazer. O Centro do Idoso vai oferecer ambientes aconchegantes e será a segunda casa para muitos idosos de Criciúma”, pontua a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.
O investimento para executar a obra é de R$ 3.521.725,21. O dinheiro foi viabilizado através de convênio entre Governo de Criciúma e Fundo de Desenvolvimento Municipal (Fundem), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma e Ministério Público do Trabalho (MPT). A empresa responsável pelos serviços é a BRE Construções.
De acordo com a secretária, a construção da estrutura deve ser concluída em 11 meses. “Não começamos obras que seriam executadas com recursos do governo municipal por causa da crise financeira provocada pelo coronavírus. A prefeitura só autorizou o início dos trabalhos no Centro do Idoso porque a verba está garantida através de convênio”, explica.
CCTI
Localizado no Morro Cecinhel, no bairro Mina Brasil, o atual CCTI de Criciúma é administrado pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) e oferece atividades de lazer e espaços de convivência, de forma gratuita, aos idosos. O local contempla 680 pessoas com oficinas, porém, 2 mil idosos frequentam grupos de convivência nos bairros de Criciúma.
Colaboração: Jhulian Pereira/Decom