Uma atividade que proporciona exploração sensorial e brincadeiras exploratórias. Assim foi a proposta do “Cesto dos Tesouros”, desenvolvida com as crianças do Grupo 1 do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Carlos Piazza, pela professora Darlan de Fátima da Rosa. O exercício faz parte do projeto “O que é isto? Que sensação é essa?”, que tem ampliado a descoberta dos bebês relacionados a tamanhos, texturas, sons, cheiros, entre outros.
Conforme a professora, é importante que se oportunize sempre para os bebês, novas aprendizagens dentro da área sensorial e de exploração, já que nesta fase, eles tem seu conhecimento ampliado através do manuseio de objetos. “A partir do momento que os bebês sentam equilibradamente, as mãos ficam livres para explorar. Estando firmes as crianças podem alcançar objetos, trazer para si e pesquisar as diversas sensações. O cérebro começa a coordenar os gestos, o olhar, as sensações e as emoções, além da conquista da autonomia da pesquisa e de tomar decisões na escolha”, ressalta Darlan.
O “Cesto dos Tesouros” e os ambientes preparados para as descobertas dos objetos funcionam como uma jornada de surpresas para as crianças que estão trilhando o caminho do conhecimento de si e do mundo.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Carlos Piazza