Com muita dança e alegria, encerrou mais um ciclo de Encontrões dos Grupos de Idosos de bairros, realizado pela Afasc (Associação Feminina de Assistência Social). O último baile de reis e rainhas de Criciúma aconteceu na tarde de hoje no Centro de Convivências da Terceira Idade (CCTI). A edição reuniu todos os grupos que fazem os seus encontros às sextas-feiras.
Estiveram presentes idosos das seguintes comunidades: Michel, Pedro Zavanan, Loteamento Floresta, Operária Nova, Cristo Redentor, Mãe Luzia, São Francisco, Morro Estevão, Cidade Mineira Velha e Mineira Nova. As rainhas e reis representando os bairros desfilaram acompanhados dos príncipes de honra da Afasc. Depois, além de dançarem a valsa, café da tarde também foi servido para os participantes, que desfrutaram de uma tarde de baile.
Muito esperado, o já tradicional evento reuniu cerca de 200 pessoas no CCTI. “Eu já perdi as contas de quantas vezes eu já participei do Encontrão, porque aqui a gente sempre se sente bem por conta da convivência com as pessoas”, diz Maria dos Santos, 67 anos, moradora do bairro Mineira Velha.
Alegria e longevidade
Eventos como este visam promover a integração de idosos por meio de atividades saudáveis e que valorizem a autoestima dos envolvidos. “Promover o baile vai além do fortalecimento da vida social dos idosos. Esta é uma forma de mantê-los com suas capacidades funcionais ativas, melhorando a saúde, a qualidade de vida e o psicológico”, diz Daniel Cipriano, coordenador do CCTI.
O evento foi prestigiado pela primeira dama e presidente de honra da Afasc, Adriana Goulart Salvaro, o prefeito Clésio Salvaro e também o vice-prefeito. “Os encontros sempre são tardes muito bonitas, que oportunizam que as pessoas conheçam idosos de outros bairros, que façam novas amizades”, fala Adriana.
Clésio Salvaro deixou sua mensagem aos idosos falando do orgulho em ter construído um espaço dedicado à tantas atividades e oficinas. “Sempre que posso venho até este local, que é tão repleto de alegria. Sei que todos que desenvolvem o serviço Afasc sempre têm o propósito de proporcionar tardes diferentes a cada um de vocês”.
Texto: Denise Possebon
Fotos: Alisson Bombana