O departamento de Clube de Mães da Afasc, está desenvolvendo nos 140 grupos nos bairros o projeto “Bordando Vagonite”, sendo esse um tipo de bordado originário da Suécia, que chegou ao Brasil nas bagagens dos imigrantes, após a Segunda Guerra Mundial.
Para que as três mil participantes possam aprender a nova técnica com as monitoras, a presidente de honra, Adriana Salvaro e a presidente do Conselho de Administração, Robinalva Ferreira, realizaram as entregas dos kits de materiais que contém: bolsa, tecido vagonite e para uso coletivo rolos de linha Cléa.
Segundo a coordenadora do Clube de Mães, Nézia Pereira, o bordado vagonite é uma técnica artesanal que através de pontos entrelaçados, traz uma variedade de peças que se tornam caminhos de mesa, enxovais entre outros artesanatos. “Queremos despertar o processo criativo, resgate cultural e artístico de nossas participantes, por meio dessa técnica que é muito simples e rápida, que dá um toque especial a toalhas, panos de prato e outras peças de decoração”, destaca. “Foi muito bom fazer essas entregas e ver um sorriso no rosto de cada participante ao ver seu kit”, comenta.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: Clubes de Mães Afasc