No Dia Internacional da Dança, celebrado nesta terça-feira (29), crianças e adolescentes do Serviço de Convivência (SCFV) de zero a 17 anos da Afasc, dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Santa Luzia, Vila Miguel e Tereza Cristina, comemoraram a data com diversas atividades que pontuam a importância da data para enaltecer a arte e a expressão corporal.
Para a coordenadora do Serviço de Convivência, Ana Meller, as equipes do departamento tem o compromisso de fomentar e fortalecer as atividades culturais junto as crianças e adolescentes, garantindo o acesso à arte e promovendo o desenvolvimento cultural dos participantes. “A dança traz consigo uma forma de comunicação única, que permite transmitir emoções, contar histórias e expressar sentimentos através do movimento. As equipes do Serviço de Convivência têm desempenhado um papel fundamental na formação de talentos e no incentivo à cultura. As atividades artísticas e culturais promovidas, foram desenvolvidas por meio da ludicidade, e trouxeram a essência do movimento corporal em sua individualidade”, destaca.
O que é o Dia Internacional da Dança?
O Dia Internacional da Dança é celebrado todos os anos, no dia 29 de abril, desde 1982. O Dia assinala o aniversário de Jean-Georges Noverre, criador do ballet moderno.
O objetivo do Dia Internacional da Dança, segundo seu organizador, o Instituto Internacional de Teatro, é aproximar as pessoas de todo mundo através da linguagem comum da dança.
Todos os anos, um coreógrafo ou bailarino é destacado e uma mensagem escrita por ele é divulgada em todo o mundo.
A argentina Marianela Núñez é a bailarina em destaque este ano, e a sua mensagem é honrar a história e as tradições que serviram de base ao panorama atual da dança.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: SCFV/Afasc – CRAS Santa Luzia, Vila Miguel e Tereza Cristina