Para comemorar o Dia Nacional do Abraço, celebrado neste dia 22 de maio, crianças, adolescentes e profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Afasc, realizaram diversas ações dentro e fora dos espaços dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Próspera, Cristo Redentor, Renascer, Santa Luzia, Vila Miguel e no Centro de Convivência Vida Nova.
As atividades desenvolvidas, tiveram como objetivo, além de receber e doar abraços, ato tão importante nos dias atuais, foi levar um momento de conforto e carinho para as pessoas que estão dentro e fora dos Serviços de Convivência, tornando-se uma tarefa educativa, voltada à confiança e à aceitação.
“Após reflexões, foi proposto um momento de troca de abraços entre os colegas, mas o que deixou o dia deles mais felizes, foi poder sair nas ruas e distribuir abraços, no comércio do bairro, nas ruas e nos conhecidos. Essa é uma forma de mostrar que as pessoas precisam do nosso carinho e atenção, devem ser valorizados, ao mesmo tempo em que se resgata valores como amor e respeito ao próximo”, comenta a coordenadora do Serviço de Convivência, Ana Meller.
Por que dia 22 de maio é comemorado do Dia do abraço?
A pesar de ser uma data que remete ao carinho, a origem da celebração é um tanto quanto melancólica.
A campanha “Free Hugs Campaign”, foi criada pelo australiano Juan Mann, que vivia em Londres, na Inglaterra, e passava por um período complicado, após o rompimento de um noivado e do divórcio de seus pais, no ano de 2004.
Ao voltar para sua terra natal, Mann decidiu criar uma campanha de abraços gratuitos pelas ruas de Sydney, para pessoas desconhecidas, como forma de combater o individualismo no mundo. Na época, a ação chegou a ser banida pelas autoridades, no entanto, a campanha de Mann ganhou visibilidade e força, após o líder da banda Sick Puppies retribuir seus abraços durante uma de suas campanhas. Na época o vídeo viralizou e a iniciativa se popularizou pelo mundo. Atualmente, o Dia do Abraço faz parte do calendário de diversos países.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: SCFV/Afasc