Histórias, brincadeiras e muitos sorrisos são as palavras que descrevem a atividade “dramatização de histórias”, desenvolvidas pelas professoras Beatriz Serafim, Lucélia Almeida e Maria Inês Claudino, com as crianças do Grupo II A do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Branca de Neve. Dando ênfase ao “faz de conta”, as educadoras estão desenvolvendo o projeto “Contos, Cantos e Encantos”, e utilizaram a dramatização da “Chapeuzinho Vermelho”, para dar inicio as atividades.
As crianças foram convidadas a passear pelo bosque, enquanto cantavam a música “Pela estrada fora eu vou tão sozinha levar esses doces para a vovozinha...”.
De acordo com Beatriz, a música e a contação de histórias são instrumentos pedagógicos de ensino aprendizagem essenciais para o desenvolvimento das crianças. “O faz de conta, faz parte do cotidiano da criança e deve ser valorizado por professores, família e comunidade. Quando as crianças foram convidadas a participar da dramatização, eles vivenciaram momentos únicos que despertam a sua imaginação e fantasia”, relata.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Branca de Neve