Adquirir noções de higiene, reconhecer as partes de seu corpo e possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio de brincadeiras, das interações, participando das atividades propostas e da organização da rotina diária. Tudo isso esta sendo possível para os alunos do Grupo 3 do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Pequeno Polegar, através do projeto “Construindo minha identidade”.
Todas as atividades, interações socioculturais e vivencias de diferentes situações estão sendo realizadas pelas professoras Andreia Anselmo, Rita de Cássia de Oliveira, Angela Monteiro e Mariana Pereira.
De acordo com Andreia, o projeto tem o intuito de facilitar o conhecimento global do ser humano, sendo que as crianças estão ampliando seus conceitos sobre, si, sobre as pessoas com quem convivem e com o ambiente. “Nosso projeto nasceu com um profundo desejo das crianças de saberem mais sobre elas mesmas. Aproveitamos as brincadeiras e criamos momentos prazerosos de interação, onde elas aprendem todo dia a reconhecer o próprio corpo por meio da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas, desenvolvendo assim a percepção de si mesmo e das interações que o corpo estabelece com o meio”, comenta.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Pequeno Polegar