Os exercícios de respiração para as crianças são tão uteis quanto benéficos. Além de ajudar no controle das emoções, melhoram a capacidade de atenção e foco, sua pronúncia e forma de se comunicar. Com o intuito de deixar as crianças mais relaxadas e fazer com que compreendam melhor seu corpo, as professoras do Grupo 2 A do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Pequeno Polegar, Ana Claudia Cunha, Cristina Teixeira, Jessica Ribeiro, Maria Julia de Jesus e Teresinha Medeiros, desenvolveram a atividade “Trabalhando a respiração”.
Para realizar a atividade, as professoras juntamente com as crianças utilizaram um copo plástico, uma luva e canudo, e confeccionaram uma galinha, que sempre que uma criança assoprava no canudo, ela saia de dentro do copinho, o que surpreendia as crianças.
Segundo Ana Claudia, a atividade de sopro, auxilia muito as crianças a respirar de forma adequada, já que elas precisam encher os pulmões e soltar o ar aos poucos, e ajuda muito no desenvolvimento da linguagem, pois exercita os músculos que intervém na fala. “Essa atividade, que ao final uma brincadeira, trouxe muita alegria para nossas crianças. Esse tipo de exercício fortalece os circuitos cerebrais das crianças para melhorar os processos de atenção e gerenciamento emocional. Pensamos nessa atividade pois ela proporciona e facilita o aprendizado das crianças”, comenta.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Pequeno Polegar