Saber comportar-se a mesa, é uma das tarefas que devem ser ensinada em casa, com o apoio de toda a família. A partir daí a escola entra como corresponsável neste processo, preenchendo os requisitos necessários para complementar o que já foi ensinado. Pensando desta forma, a professora Rosangela Sant’Anna, que atua com o Grupo IV B do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Professor Jairo Luiz Thomazi, trouxe mais um desafio para os pequenos. As crianças estão sendo incentivadas a utilizar garfo e faca durante a sua alimentação.
A ação faz parte do projeto “Pequenos Aprendizes e Grandes Ensinadores”, onde as crianças têm aprendido diariamente como ter uma alimentação saudável. Inicialmente, a educadora apresentou a novidade como se fosse um jogo, instigando assim a curiosidade dos pequenos.
De acordo com Rosangela, existem normas básicas que toda criança deve conhecer, e esta atividade além de ser um desafio, apresentou o potencial cada dia mais surpreendente, de cada um dos alunos. “Tenho como desfio conseguir que as crianças comam por si só com garfo e faca, sendo essa uma tarefa demorada e complexa. Mas utilizamos o lúdico, desta forma eles se divertiram ao mesmo tempo em que aprenderam. Tivemos muito cuidado com o manejo da faca, mesmo sendo sem ponta. Iniciamos o processo em sala de aula como uma atividade divertida na hora da fruta, e assim o interesse continua, até o uso ser contínuo no refeitório”, comenta.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Prof.º Jairo Luiz Thomazi