Não de tempo é algo que as crianças vão adquirindo. Com o passar dos anos elas vão percebendo a passagem das horas, dias, semanas até entenderem o passar dos anos. Isso também se aplica na identificação de quando é dia ou noite. Vendo a curiosidade das crianças sobre essa última questão, as professoras Célia Brasilio e Rosangela Patricio, que atuam no Grupo IV F do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Professor Lapagesse, desenvolveram a atividade “Porque existe dia e a noite”.
A atividade faz parte do projeto “Planeta terra, eu amo, eu cuido”, que tem proporcionado atividades lúdicas que tem ampliado diariamente o conhecimento das crianças sobre a terra e tudo que a cerca.
Segundo Célia, essa atividade divertida estimulou a imaginação, e possibilitou que as crianças vissem de forma mais clara o porque existe o dia e a noite. “Neste segundo semestre estamos trabalhando várias atividades relacionadas com o cuidado e o respeito de com o nosso planeta. Nosso objetivo é que a criança compreenda sobre o assunto que levamos para a sala de aula. Elas viram por meio do globo terrestre e uma lanterna o porque fica dia e noite, explicamos um pouco sobre o movimento de translação. Logo após fizemos um teatro referente ao assunto”, destaca a professora.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Professor Lapagesse