Na educação infantil, as crianças desenvolvem suas habilidades de coordenação motora fina e ampla, e é quando eles começam a entender mais sobre o espaço que ocupam e descobrem partes do seu próprio corpo. O descobrimento do corpo se justifica pela necessidade dos pequenos conhecerem as funções de seu corpo e estabelecer relações de movimentos que pertencem ao indivíduo em sua totalidade.
Com o intuito de orientar as crianças do Grupo 2 A do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Pequeno Polegar, a professora Ana Pereira e as estagiárias Cristina Teixeira e Jéssica Ribeiro, estão desenvolvendo o projeto “O Mundo ao meu Redor”, revelando sentimentos, emoções, experiências de criar hábitos e atitudes integradas ao corpo, possibilitando a construção da personalidade e da identidade.
Para a professora, por meio de atividades que envolvem o corpo e o movimento, as crianças tem interagido e se comunicado mais. “Realizamos a atividade com a tampa de uma caixa de papelão, onde o fundo continha o desenho de um palhaço e as crianças tinham que encaixar a bolinha no nariz do palhaço. Foi um dia de muita diversão para eles e um momento muito gratificante para nós, pois vimos o quanto eles se concentraram para atingir o objetivo. Com atividades como essa, estamos garantindo que nossas crianças possam explorar, conhecer, aprender, interagir e se comunicar por meio de corpo”, destaca Ana Claudia.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Pequeno Polegar