No mês de junho, iniciam as comemorações das Festas Juninas. Neste período, Centros de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) ficam enfeitados, confeccionam convites, ensaiam quadrilhas e danças típicas, além da comida, que faz a alegria de toda criançada. Essa também é uma época, em que as educadoras realizam diversas atividades interdisciplinares e ampliam o universo linguístico, pois está é uma temática rica. Pensando em ampliar esse universo, as professoras do Grupo 3 B do CEI Afasc Pingo de Gente, Flavia Mendes e Bruna de Aguiar, trouxeram para a sala de aula a atividade “Comidas típicas de festa junina”.
Por meio desta atividade, as crianças que estão estudando o projeto “Mágico de OZ! Curiosos por natureza” tiveram a oportunidade de conhecer o processo de germinação e crescimento do milho, a ao final produzir um bolo com esse ingrediente, que faz parte dos festejos.
Segundo Flavia, essa foi uma atividade que trouxe muita informações e aprendizado para a turma, principalmente na área matemática, onde as crianças trabalharam medidas e quantidades. “A cultura brasileira é muito rica em suas comidas típicas, pensando nisso nos propomos a trabalhar nos meses festivos de junho e julho de forma lúdica, as comidas servidas nessa época, e destacamos óbolo de milho nessa atividade. Todos participaram no preparo do bolo, exploraram os ingredientes e os utensílios que utilizamos. Depois de pronto todos saborearam nossa produção”, relata.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Pingo de Gente