Conscientizar a comunidade escolar quanto à importância de arrecadar tampinhas plásticas e produzir hortas. Esse é o principal objetivo do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), que lançou nesta quinta-feira (2), para as diretoras dos Centros de Educação Infantil (CEI), o primeiro Concurso de Sustentabilidade, que tem como tema central “Sustentabilidade: Você Faz, o planeta sente”. No encontro as gestoras receberam o edital do certame.
A ação está sendo realizada em parceria com o Governo do Município, por meio da Secretaria de Educação do Município de Criciúma, Gerência de Agricultura, Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) e Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE). Em alguns CEI’s, as atividades já são desenvolvidas, proporcionando a busca por uma alimentação saudável e contribuindo com o destino das tampinhas.
Conforme a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim é importante que os CEI’s estejam engajados na luta para conscientizar e melhorar a qualidade ambiental do lugar em que vivemos. “A comunidade escolar precisa exercer sua cidadania quanto ao cuidado com o Meio Ambiente, por isso propormos esse concurso, que será finalizado no mês de novembro. Sustentabilidade significa a maneira de organizar a sociedade e as pessoas de forma que suas necessidades sejam supridas sem prejuízos ao meio ambiente e às espécies de seres vivos. As ações de cada um repercutem na família, na escola, no bairro e na cidade”, ressalta.
Para participar do concurso, os CEI’s entregarão ficha de inscrição preenchida no DEI, com a categoria que irão participar.
Texto e fotos: Comunicação Afasc