A família é o ponto de referência para a criança, bem como sua casa. A escola entre na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo. Com o intuito de promover a integração escola/família, a fim de fortalecer os vínculos entre essas duas instituições tão importantes para o desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida, a psicóloga do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Suelen Cipriani, está realizando nos Centros de Educação Infantil (CEI) com os pais o projeto “Família e CEI: uma parceria que dá certo II”.
Os encontros que iniciaram no começo do mês, e passarão por todos os CEI’s, e tem como tema “Os limites e a afetividade na formação do aprendiz”.
Conforme a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim, o envolvimento e a participação da família no ambiente escolar, é um dos principais componentes para o sucesso no processo de ensino aprendizagem, bem como a garantia da qualidade de vida da criança atendida. “O ambiente escolar tem sem duvida uma importante função enquanto instituição educacional, porém, precisa do envolvimento familiar na vida da criança e nas atividades educacionais, para que não perca força. Por isso é necessário que a família busque participar do desenvolvimento da criança em todo seu processo de aprendizagem”, relata.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: DEI Afasc