Os pais e familiares passam muitos momentos pensando no que utilizar para divertir seus pequenos. Em muitos momentos se observa que quando a criança ganha um presente, ela deixa o que ganhou de lado, e brinca apenas com a embalagem, o que traz muita diversão e aprendizado interdisciplinar de forma lúdica.
Com o intuito de proporcionar momentos de alegria e mostrar para as famílias que materiais simples fazem a diferença na hora de criar e brincar, as professoras do Grupo III B do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Professor Jairo Luiz Thomazi, Rosana Fogaça, Cintia Creaste e Carolaine Felizardo desenvolveram a atividade “Papelão como mediador interdisciplinar”.
De acordo com Rosana, antigamente as crianças não tinham muitos brincados, por isso se utilizavam de materiais como pedrinhas, tocos de madeira, palitos e diversos outros elementos para sua diversão. “Antigamente as crianças usavam sua criatividade para se divertir. Com os avanços tecnológicos os brinquedos não exigem muito dos nossos pequenos, pois já vem tudo pronto. Por isso realizamos essa dinâmica, e utilizamos o papelão como recurso para instigar a imaginação e o movimento dos pequenos. Tivemos momentos de muita alegria, diversão, movimento e aprendizado significativo usando o lúdico como fonte principal de informação”, ressalta.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Prof.º Jairo Luiz Thomazi