Atualmente, a legislação vem dando suporte para as iniciativas que visam a inclusão de crianças e adolescentes com deficiências nas escolas, quebrando barreiras e garantindo assim seu direito de ir e vir. Para traçar novas estratégias de inserção desse público nas atividades dos Centros de Educação Infantil (CEI), o Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc recebeu as diretoras, e realizou a capacitação “Como trabalhar e inserir a criança especial dentro do cotidiano da escola sem que perca sua identidade”.
A palestra e orientações foram ministradas pela orientadora de Educação Especial Infantil, Kalila Daminelli e pela psicóloga, Paulina Serafim, ambas profissionais do DEI.
Segundo a coordenadora do departamento, Andreza Dagostim, para que a educação inclusiva se torne realidade dentro das creches, é necessário que as profissionais recebam as devidas orientações para atuarem com os alunos com necessidades educacionais especiais. “Atualmente, o sistema de ensino tem a necessidade de adotar um cuidado especial, voltado para as práticas pedagógicas, convertendo o processo de ensino e aprendizagem em uma educação inclusiva, sempre respeitando a diversidade, a construção do desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, tudo isso com o intuito de tornar a criança um cidadão pleno”, comenta. “Por esse motivo, é importante que nossos profissionais estejam preparados para fazer uma inclusão propriamente dita”, destaca.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: DEI/Afasc