Foi realizada na manhã desta segunda-feira (14), a entrega da premiação do 2º Concurso de Sustentabilidade – Você faz o planeta sente; da categoria horta. O primeiro lugar do projeto organizado pelo Departamento de Educação Infantil (DEI), ficou com o CEI Afasc Zilá Terezinha Pugiski Linemburger. A segunda colocação ficou com o CEI Afasc Maria de Assis Góes, já o terceiro colocado, foi o CEI Afasc Ângelo Félix Uggioni.
Segundo o diretor executivo da Afasc, Adriano Boaroli, o projeto promove a reflexão e diálogos sobre as questões de alimentação saudável, meio ambiente e a participação familiar no ambiente escolar. “Queremos que as crianças que frequentam os CEIs da Afasc, busquem construir um mundo mais sustentável e saudável; por isso esse projeto trouxe para as salas de aula e levou até as famílias, acesso a informações importantes para o dia a dia, ligadas a alimentação”, destaca.
Cerca de 5.500 crianças dos 40 CEIs da Afasc participaram do concurso, que foi desenvolvido com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar quanto a importância da produção da horta, o gosto pela alimentação saudável, trazendo para a mesa legumes e verduras.
Conforme a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim, foi lindo de ver o empenho e a dedicação de todas as comunidades escolares nesse concurso que finalizou nessa segunda. “Estamos felizes em ver que profissionais e famílias se uniram para deixar o ambiente do CEI mais verde, e levar a mesa das crianças uma alimentação mais rica e saudável. Todos usaram a criatividade para mostrar que tudo é possível. Parabéns a todos os participantes”, comenta.
Famílias beneficiadas com alimentos da horta escolar
O envolvimento das crianças, foi no sentido de estimular a sua participação na produção, consumo e importância das hortaliças e ervas medicinais na alimentação, em especial, desses pequenos produtores.
Nada mais justo, que eles consumissem com suas famílias, o que produziram. Por isso, alguns CEIs fizeram uma pequena feira, onde entregaram para os pais e familiares, o que produziram em suas hortas.
De acordo com a diretora do CEI Afasc Zilá Terezinha Pugiski Linemburger, o trabalho, desde o cultivo até o preparo da alimentação representa mais que o simples ato de comer. “Acreditamos que sempre que eles veem seus familiares comendo o que eles produziram, vão querer comer também. Essa união de forças, vai ajudar principalmente aquelas crianças que sentem dificuldade de consumirem vegetais na alimentação”, ressalta.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: Comunicação Afasc