Na terceira idade é muito comum que os idosos sofram acidentes, mas, se ações corretas e atendimentos imediatos forem realizadas, podem ser prevenidos mal estar maior. Pensando desta forma monitoras e profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Para a Pessoa Idosa (SCFVI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), participaram do Curso de Primeiros Socorros, ministrado pelo professor Emanoel Tavares.
O curso que teve duração de três dias possibilitou que todos os colaboradores conhecessem técnicas de atendimento além do conhecimento de primeiros socorros. Tavares levou para o grupo situações de engasgamento, quedas, afogamentos, alterações de saúde (como pressão e glicemia) além da técnica de ressuscitamento.
Conforme o coordenador do CCTI, Daniel Cipriano, para prestar um atendimento de qualidade e adequado para a pessoa idosa, não são necessárias habilidades especiais. “Na terceira idade é mais comum os idosos sofram acidentes, já que alguns são mais debilitados. Esse curso vai auxiliar monitoras e profissionais do serviço do idoso se houver algum incidente durante a realização das atividades. O Tavares mostrou para nós que são pequenos detalhes que fazem a diferença e podem evitar danos para a saúde do idoso”, comenta Cipriano.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CCTI Afasc