Por meio de observações e atividades realizadas durante o primeiro semestre, as professoras dos Grupos III, IV e V, Francielen Machado e Taise Scarpari do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Umberto Cesa, perceberam a necessidade de trabalhar letras e números com as crianças. Pensando em levar aprendizagem de forma lúdica e prazerosa, as educadoras realizaram a atividade “Estacionamento das letras”.
Para o desenvolvimento do exercício, as professoras utilizaram uma caixa de papelão, onde foi construído um estacionamento, e carrinhos miniaturas, com fichas contendo as letras do nome de cada aluno.
Segundo Francielen, a atividade proporcionou que as crianças conhecessem o seu nome e o dos colegas. “Estamos inserindo letras e números diariamente nas nossas atividades. Acreditamos que a aprendizagem das letras e dos números desde a educação infantil promovem a interação da criança dentro de seu contexto social, podendo participar ativamente do mundo letrado. Essas atividades lúdicas promovem a imaginação e a criatividade, colaborando para um aprendizado com mais significado”, ressalta.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Umberto Cesa