A participação dos pais ou responsáveis no desenvolvimento das crianças e adolescentes é fundamental para que os filhos se sintam valorizados como membros da família. Esse acompanhamento engloba desde os estudos até o que eles realizam no contraturno escolar. Para reforçar essa importância, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é mantido pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) junto ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Cristo Redentor, realizou, na tarde dessa terça-feira (30), o primeiro encontro com as famílias.
Além de apresentar a nova equipe, o encontro teve o objetivo de mostrar os trabalhos realizados, as oficinas e os projetos Sabão Ecológico e Bordando o Futuro. “Escolhemos o tema ‘A infância é o melhor tempo para semear. Você é o jardineiro. Cuide bem de seu jardim, afinal, você vive nele’, que continuará com ações ao longo do ano”, explica a orientadora social, Eduarda Varmeling.
Já a técnica de referência social, Valesca Elias Becker, destaca os trabalhos preventivos. “Além de evitar situações de risco social, buscamos o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, salienta.
A equipe responsável por manter o funcionamento de todos esses serviços é composta, além de Eduarda e Valesca, pela assistente social Leila Cristina Rezende Ferrari. Agora, essas reuniões serão realizadas mensalmente, para que os pais ou responsáveis acompanhem o desenvolvimento de todas essas ações.
Fotos: Divulgação
Texto: Carlos Filipe (04950/SC)
Assessoria de Comunicação Afasc