Aprofundar o conhecimento sobre cores, formas e texturas, utilizando brincadeiras educativas e lúdicas, dentro e fora da sala de aula. Assim tem sido os dias das crianças do Grupo 2 B do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Nova Esperança, que estão estudando o projeto “Brincando com formas, cores e texturas”. As atividades estão sendo desenvolvidas pelas professoras Richela Basílio, Luciana Zeferino e Jadna Zanzi.
Conforme Richela, o tema tem despertado o interesse das crianças, já que as cores, formas e texturas estão em todos os ambientes do cotidiano. “Quando a criança começa a ter sua autonomia, ela explora cada parte do ambiente em que vive. Ali ela descobre os elementos que fazem parte do seu cotidiano e vai adquirindo conhecimento quanto as cores, formas e texturas, entre outras descobertas. Nós professoras, queremos ajuda-las a ampliar seu conhecimento, por isso elaboramos brincadeiras e atividades diversificadas, para que elas possam compreender e conhecer as cores”, destaca a professora.
Para o desenvolvimento das atividades, as profissionais estão utilizando materiais como tintas, areia, material reciclado, massa de modelar entre outros, o que tem proporcionado para as crianças novas experiências e ampliado seu desenvolvimento motor e a percepção das cores.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Nova Esperança