Para capturar e perceber o mundo que nos rodeia, é necessário que utilizemos pelo menos um dos cinco sentidos, seja audição, visão, tato, paladar ou olfato, afinal eles são a porta de entrada de qualquer mensagem, estímulo ou sensação que chegue até as pessoas.
Para oferecer experiências sensoriais enriquecedoras, que não apenas estimulem, mas que propiciem o desenvolvimento integral dos bebês, as professoras do Grupo 1 do CEI Afasc Aluim Michels, Alexsandra Limas, Cátia Toretti, Dione Pedroso, Enoemia da Luz, Franciele Goulart e Janita Marcomi, estão desenvolvendo o projeto “Explorando os cinco sentidos”.
Segundo Alexsandra, as atividades estão sendo desenvolvidas de forma gradativa, respeitando a individualidade de cada criança. “Trabalhamos a cabana da leitura, túnel de colchonetes, atividade dos cinco sentidos e descobrindo as cores. Essas experiências sensoriais não estão colaborando apenas com o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos bebês, mas também tem permitem que eles explorem o mundo ao seu redor de forma mais independente”, relata a professora.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: CEI Afasc Aluim Michels