Estimular é a palavra chave para o desenvolvimento da criança rumo a aprendizagem, proporcionando e oferecendo condições e meios para as crianças se tornarem pensantes e capazes de adquirir sua própria identidade. Esses foram os objetivos que levaram as profissionais Denize Dias, Lisiane Ruchert, Suelen Firmino, Keli Damásio e Ana Paula Fortunato, do Grupo I do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Pequeno Polegar a realizarem as atividades de musicalização “Meu pintinho amarelinho” e a contação de história “Pintinho amarelinho fujão”.
Durante as atividades, as educadoras cantaram fazendo gestos e o sons, que aguçaram a curiosidade das crianças e as mantiveram atentas a todo o momento. Para completar o desenvolvimento dos exercícios, foi levado para a sala de aula dois pintinhos, o que causou muita surpresa nos pequenos.
Segundo Denize, utilizando estímulos que estejam presentes no dia a dia das crianças, as crianças estão aprendendo mais sobre seu corpo e suas funções. “As crianças estão descobrindo o mundo através das sensações e estímulos. Seu cérebro tem recebido constantes informações sobre sentidos e ambiente. Por meio de nossas vozes, eles tem aprendido muitas coisas, principalmente buscamos ativar suas atividades sensórias de forma integrada, o que tem favorecido no seu desenvolvimento”, relata a professora.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Pequeno Polegar