Conhecer o próprio corpo possibilita que as crianças tenham condições de interagir com ele de forma coerente, reconhecendo suas sensações, promovendo a construção de uma imagem positiva de si mesma e aprendendo a conviver e respeitar as diferenças. As educadoras, Carla Matos, Stefani Vicente e Adrilei Carvalho, que atuam no Grupo I do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) São José estão desenvolvendo o projeto “Quem sou eu, e o que gosto”, que tem proporcionado experiências entre as crianças e sua relação com a natureza.
Com o intuito de aguçar ainda mais a curiosidade das crianças e proporcionar o conhecimento do mundo a sua volta, as profissionais desenvolveram a atividade “Eu e meu corpo”, onde os pequenos conheceram mais sobre as partes do corpo, suas características, semelhanças e particularidades.
Para Carla, é natural que as crianças queiram saber mais sobre seu corpo, por isso é necessário que este assunto seja tratado de forma natural e respeitosa. “Este é um assunto muito importante é deve ser priorizado com as crianças menores, pois a imagem corporal que a criança tem de si mesma é o ponto de referência para aquisição de conhecimentos. É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e organizar o conhecimento do mundo exterior. Será este o ponto de partida das noções de espaço, tempo, forma, volume. Por isso proporcionamos muitas atividades e jogos, as quais levam nossos pequenos a fazerem grandes descobertas do seu corpo e adaptar-se ao mundo que os cerca”, declara.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc São José