Promover uma atividade que não tenha disputa, que as crianças se incentivem e se envolvam. Assim foi a realização do exercício “Passando pela ponte”, onde as crianças do Grupo 2 A do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Pequeno Polegar, receberam orientações das educadoras Ana Claudia Cunha, Jessica Ribeiro, Teresinha Medeiros Maria Julia de Jesus e Cristina Teixeira, para ter equilíbrio e não cair “água”.
Com um TNT no chão simulando o mar, algumas barbatanas de tubarão feitas com papel duplex e uma madeira que representava a ponta, meninas e meninos passavam com todo cuidado, evitando contato com a “água e os animais marítimos”.
Segundo Ana Claudia, a brincadeira possibilitou que as crianças reconhecessem seu corpo e suas potencialidades, ao mesmo tempo em que promoveu interação entre o grupo, já que todos se incentivavam. “Unimos as aspectos cognitivo, motor e sócio afetivo, permitido que as crianças brincassem juntas, mostrando equilíbrio, coordenação motora, sendo essa uma atividade importante no desenvolvimento de suas primeiras fases de vida”, comenta.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Pequeno Polegar