Quanto mais cedo as crianças tiverem contato com os livros e perceberem o prazer que a leitura traz, maiores serão as chances de torna-las adultas leitoras, pensantes e críticos socialmente ativos. Pensando desta forma as professoras Aline Pacheco, Maria Alice Rosso e Nicoli Bendo, que atuam no Grupo 2 A do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Zulma Naspolini Manique Barreto, realizaram a contação de história “O Gato Xadrez”.
Segundo Aline, as crianças gostam muito do momento de história, principalmente quando elas veem cheias de elementos diferentes do cotidiano, como o uso de mascaras, fantasias e objetos. “Nós sabemos a importância que a literatura tem na vida de uma pessoa, e sabemos o beneficio que uma simples história pode proporcionar para as crianças. A história ajuda a desenvolver os sentidos como visão, audição, percepção de movimentos. As crianças puderam se familiarizar com os nomes das cores e se divertiram cantando, e dançando a música Não atire o pau no gato”, relata.
A atividade faz parte do projeto “Brincando no mundo das sensações”, e proporcionou que as crianças conhecessem um pouco mais sobre os cuidados com os animais.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Zulma Naspolini Manique Barreto