No Dia Nacional da Alimentação nas Escolas (quinta - 21), a Afasc comemora o sucesso das hortas que implantou em suas 35 creches. De acordo com a coordenadora do Departamento de Educação Infantil, Andreza Dagostim, desde meados de 2019, o consumo de frutas, verduras e legumes é cada vez maior.
Para a nutricionista Bruna Izidro, a explicação é simples. “Participar do preparo do solo, do plantio das sementes ou mudas e acompanhar o desenvolvimento dos hortifrutis torna o consumo deles muito mais prazeroso”, detalha.
Ela ainda conta que em todos os Centros de Educação Infantil, as hortas têm tempero verde e alface (lisa, crespa e roxa). E também é sugerido o cultivo de repolho, cenoura, beterraba, couve folha, brócolis, espinafre, tomate cereja, rabanete, morango, abobrinha e pepino.
“Mas, estimular práticas e escolhas alimentares saudáveis não é prática única da nutricionista”, observa Bruna, lembrando que todos os envolvidos no processo da alimentação e no convívio com a criança devem participar da sua educação nutricional. Seja no modo de preparo ou no momento da refeição.
Adriano Boaroli, diretor executivo da Afasc, comemora a alimentação adequada e saudável, principalmente na faixa etária que a instituição atende. “É nesta fase em que os hábitos alimentares são construídos e somos muito gratos às merendeiras, professoras, diretoras e secretárias. São elas que estão com eles no dia a dia e os ajudam nas boas escolhas”, finaliza o diretor.
Texto e fotos: Haudrey Mafiolette